17/07/2019
Empatia (s.f.) não é sentir pelo outro, mas com o outro. É compreender. (João Doederlein).
Ontem saindo de um curso a noite, chamei um motorista por aplicativo. Logo que entrei no carro, ele pediu para que eu olhasse a rota que o aplicativo tinha feito, se eu conhecia o caminho e se me sentia confortável com ela. Em seguida explicou que seguia esse procedimento para não causar desconforto ou medo durante o meu trajeto até em casa.
Durante o caminho ele explicou que começou a agir assim depois de um episódio em que o endereço final acabou levando-o para o “meio do mato” com duas passageiras, logo percebeu a aflição e o medo delas e acabou se sentindo desconfortável com toda a situação. Desde então adotou o procedimento de a passageira conferir o trajeto.
Fiquei sensibilizada por sua atitude, ele não tinha obrigação de fazer aquilo, mas considerava importante que enquanto estivéssemos no mesmo ambiente, eu me sentisse confortável. Em um país onde mais de 500 mulheres são agredidas a cada hora e onde andar na rua sozinha pode ser sinônimo de perigo, atitudes com empatia como a de conferir o trajeto é uma forma de ser preventivo e trazer segurança.
Aqui no blog falamos sobre segurança e como ela está presente em todos os momentos da nossa vida. Seja prevencionista e tenha empatia, a vida de todos que cruzarem o teu caminho é importante e valiosa.